top of page
  • Ana Francisca Maio

Filipa Martins: a nº1 da ginástica artística portuguesa

Atualizado: 15 de jan. de 2022

A ginasta Filipa Martins considera este ano o melhor da sua carreira. A atleta conseguiu os melhores resultados da ginástica artística portuguesa.

 

Filipa Martins alcançou a melhor classificação lusa de sempre nos Mundiais de Ginástica Artística, no Japão, com um sétimo lugar no concurso completo e um oitavo lugar nas paralelas assimétricas. Ao JPN, Filipa afirmou que "Desde que eu era pequena e comecei a fazer ginástica, sempre sonhei com chegar mais acima, sempre tive objetivos e lutei por eles...Não pensei num sétimo lugar no campeonato do mundo, porque, principalmente para Portugal era bastante complicado chegar a uma final do campeonato do mundo, por isso um sétimo lugar era algo que eu nunca imaginava."



Créditos: Facebook Oficial Filipa Martins

A ginasta somou 52 mil e 199 pontos na combinação de saltos, trave, solo e paralelas assimétricas. Filipa foi ainda a primeira ginasta portuguesa a chegar a uma final por aparelhos, na qual somou um total de 14 mil e 66 pontos.


Na sua carreira, a atleta já marcou presença em duas edições dos Jogos Olímpicos, 2016 e 2020. Nestes últimos, em Tóquio, embora não tenha chegado às finais, foi a 17ª classificada nas paralelas assimétricas e 43.ª no concurso completo.


Filipa Martins, de 25 anos, é uma das mais velhas ginastas a conseguir estes resultados. À LUSA, a ginasta confessou que “Se calhar, com a minha idade, já se pensava que a carreira podia acabar e acho que estou melhor do que já estive antes. Não quero desistir de lutar pelo que quero e pelo que sonho. A idade é só um número e não importa para nada”.


Filipa Martins e a sua treinadora Joana Carvalho, criaram um movimento próprio chamado "Martins", que desempenhou um papel importante nos resultados conseguidos pela ginasta, acima referidos.


Evolução do "Martins". Créditos: Jornal Notícias Maia


Filipa Martins revelou ao JPN que, na sua visão, a ginástica em Portugal tem vindo a crescer, algo que se reflete nos seus recentes resultados. Contudo, para a atleta, "Não podemos dizer que temos uma boa base de ginastas formadas" e confessa que fica desanimada, porque "sei que a minha carreira um dia vai acabar, e se calhar não tenho ninguém a seguir."


Quem é Filipa Martins?

Filipa Martins é uma ginasta portuguesa, que nasceu no Porto, a 9 de janeiro de 1996. Atualmente, aos 25 anos, é um dos maiores nomes da ginástica artística portuguesa.

Créditos: Correio da Manhã

O seu caminho neste desporto começou aos 4 anos e aos 12 já competia. Inicialmente, foi atleta do Sport Clube do Porto, mas hoje a sua casa é o Acro Clube da Maia. Filipa já conta com duas medalhas de ouro, uma de prata e três de bronze, conquistadas em taças do mundo de ginástica artística.

Filipa em criança. Créditos: Facebook Oficial Filipa Martins

A sua vida passa por conciliar o desporto com a vida académica no curso de Ciências do Desporto, na Faculdade de Desporto da Universidade do Porto (FADEUP). Em conversa com o JPN (JornalismoPortoNet), Filipa Martins abordou o tema da faculdade: "Neste momento, estou a dedicar mesmo mais o meu tempo à faculdade, quero mesmo acabar este ano...Já estou lá há alguns anos, e é muito difícil conseguir conciliar as duas coisas e fazer as duas coisas bem". A medalhada assumiu que "Sempre me dediquei mais à ginástica, porque sei que a faculdade podia fazer em qualquer altura", ainda que afirme que "Eu sei que também quando acabar a faculdade, não vou começar logo a trabalhar, porque ainda tenho sonhos na ginástica."


Ainda no programa "Quarto Árbitro" do JPN, Filipa Martins falou da um lado mais pessoal: "Eu acho que nunca tive de por nada à frente da minha vida social [...] nunca fui privada de fazer nada. Claro que não pude tantas vezes como os meus colegas, mas são sacrifícios que fiz na altura e que se calhar me custaram um bocado, mas hoje em dia não me arrependo."





bottom of page