top of page

Britânicos podem não ter perus para o Natal

  • Foto do escritor: Catarina Meireles
    Catarina Meireles
  • 30 de nov. de 2021
  • 2 min de leitura

Atualizado: 31 de dez. de 2021

A escassez de mão de obra provocou uma crise de abastecimento na Grã-Bretanha. O Brexit e a pandemia são apontados como causas.

Por todo o território inglês, é visível a falta de variados produtos nas prateleiras dos supermercados. A escassez de perus nos supermercados preocupa a população, uma vez que este é um dos pratos tradicionais da época natalícia. Em simultâneo, a falta de mão de obra nas quintas de produção de animais leva ao abate inútil de perus e porcos, de forma a controlar a lotação das quintas.


Créditos: euronews

Em declarações à Euronews, Luke Hanrahan, da quinta “Kellybronze Turkeys”, afirma que têm funcionado “com trabalhadores europeus no abate e na preparação dos perus para os consumidores, mas, nas últimas semanas, a falta de mão-de-obra obrigou a quinta a abater na mesma os animais, porque não há ninguém para embalar e despachar as aves”.


Muitos agricultores tentaram antecipar estes problemas e diminuir a produção durante o primeiro ano pós-Brexit. Ainda assim, a pandemia veio agravar a situação e a mão de obra europeia de que este setor dependia tem uma maior dificuldade em aceder ao mercado de trabalho sazonal britânico.


Créditos: Getty Images

Face a esta crise, o governo britânico insiste nos incentivos à mão de obra nacional, através de melhores salários e o investimento na formação. Para além disso, pediu à população para que não comprasse em demasia, como aconteceu no início da pandemia. Algumas das grandes marcas de supermercados do país, como a Tesco e Iceland, fizeram também este apelo, confirmando que o setor está a passar por um momento de alerta.


O presidente brasileiro afirma que o primeiro-ministro inglês lhe pediu um acordo “urgente” para diminuir a escassez de um produto alimentar não especificado, que se acredita ser peru, uma vez que o Brasil é um dos maiores produtores mundiais desta ave. Contudo, o gabinete de Boris Johnson nega estas declarações sobre o assunto da reunião que ambos tiveram em Nova York, aquando da participação na Assembleia Geral da ONU.



Comments


bottom of page