"Esta Bata Tem Poderes": o futebol nos hospitais
- Ana Francisca Maio
- 28 de nov. de 2021
- 2 min de leitura
Atualizado: 15 de jan. de 2022
Durante o mês de novembro, as 34 Sociedades Desportivas da Liga Portugal Bwin e Liga Portugal SABSEG doaram camisolas dos clubes, transformadas em batas, a crianças hospitalizadas.
O projeto "Esta Bata Tem Poderes" é uma parceria entre a Fundação de Futebol da Liga Portugal, a Fundação do Gil e a Santa Casa da Misericórdia. O principal objetivo desta iniciativa foi levar força e alegria às crianças hospitalizadas, ao realizar, inclusive, o sonho de algumas delas de conhecer e abraçar estrelas do futebol português.
Os "três grandes" de Portugal estiveram presentes. Luís Neto, do Sporting, visitou o Centro de Medicina e Reabilitação de Alcoitão, onde tentou compreender as maiores dificuldades dos mais pequenos. Segundo a Liga, o defesa central afirmou que “É importante, por vezes, sairmos da pele de jogador profissional e conhecer outro tipo de realidades”.

Já Everton "Cebolinha" foi em representação do Benfica ao Hospital de Santa Maria e contou à Fundação de Futebol que "Quis passar uma força para as crianças. Elas passam por um momento em que precisam de ânimo e tentei, por isso, encontrar as palavras certas para os confortar e desejar muita coragem. É muito importante participarmos nestas causas, sem dúvida. No momento em que foi feito o convite não pensei duas vezes e aceitei com toda a alegria participar nesta iniciativa”.

Em nome do F.C.Porto, Silvestre Varela viajou até ao Centro Materno Infantil no Porto. O dragão revelou à Liga que "É ótimo poder contribuir para um dia cheio de felicidade. Estas crianças passam por um momento difícil da vida e precisam de muita ajuda e apoio”. Ricardo Quaresma, do Vitória S.C, fez companhia a Silvestre Varela na ida ao Centro. O internacional português afirmou que “Foi, certamente, um dia diferente para crianças que estão frágeis e hospitalizadas. O importante é ver a felicidade delas, algo que não tem a ver com o clube, pois o principal é olharmos para estas crianças e ver um sorriso em cada uma delas. Os clubes estão de parabéns por estarem dispostos a ajudarem estas causas”. Os jogadores acabaram por participar no festejo do aniversário de uma das crianças, o Diego.

“Esta Bata tem Poderes” teve, desde início, uma forte adesão de todas as Sociedades Desportivas. Desde logo, doaram equipamentos para a transformação das batas hospitalares, em parceria com a Fábrica Barata Garcia. Todos os clubes procuraram contribuir para a redução dos impactos emocionais que o internamento tem nas crianças e nas suas famílias.
Créditos: LIGATV
Comments