top of page
  • Catarina Meireles

Jogos Olímpicos 2020: Novas modalidades

Atualizado: 20 de jan. de 2022

O Comité Olímpico Internacional (COI) aprovou quatro novas modalidades: surf, skate, escalada desportiva e karaté.


 

Durante os Jogos Olímpicos de verão deste ano, que se realizaram em Tóquio, mais de 12 mil atletas disputaram medalhas em 46 desportos diferentes. As novas adições albergaram um total de 16 eventos e pretendiam alcançar uma audiência mais jovem, dando aos Jogos uma oportunidade para apostar em modalidades mais urbanas, segundo o COI.


Surf


Shortboard, a modalidade mais popular entre os praticantes do desporto, foi a única a ser disputada nesta edição. As competições ocorreram a 64 km de Tóquio, na praia de Tsurigasaki, entre 26 e 29 de julho.


O torneio foi formado por 40 participantes divididos igualmente em dois eventos: feminino e masculino. Os atletas foram separados durante as 3 rounds de fase de grupos, passando a disputas individuais a partir dos quartos de final.


Durante a fase de grupos, os surfistas competiram em baterias de quatro atletas com duração de 20 a 25 minutos, tendo sido utilizadas as duas melhores pontuações.


Yolanda Sequeira. Créditos: Faebook

Skate


As modalidades de street e park foram disputadas por 80 atletas, divididos por quatro eventos – feminino e masculino em ambas as vertentes. As competições decorreram no Parque Desportivo Urbano de Uriake, perto da Aldeia Olímpica. As provas de street decorreram entre 25 e 26 de julho, enquanto as de park se realizaram entre 4 e 5 de agosto. Cada evento foi disputado por 20 atletas, divididos em 4 hits de 5. As finais foram disputadas pelos 8 atletas com melhor classificação.


Na modalidade de street, cada skater realiza duas runs de 45 segundos e 5 tentativas de manobra, sendo que para a sua pontuação são utilizadas apenas as notas das runs e das 3 melhores manobras. Em park, cada atleta realiza três runs de 45 segundos, contando apenas a melhor para a pontuação.


Gustavo Ribeiro. Créditos: AFP

Escalada Desportiva


Esta competição tem dois eventos (feminino e masculino), cada um com a participação de 20 atletas. As provas decorreram entre 3 e 6 de agosto.


Durante esta edição, a classificação dos desportistas dependeu da combinação da pontuação em três categorias diferentes – dificuldade, boulder e velocidade -, algo que gerou algum descontentamento por parte desta comunidade. Por esse motivo, nos Jogos Olímpicos de 2024, as provas de velocidade serão realizadas numa modalidade separada. As finais realizaram-se com os 8 atletas que obtiverem melhores classificações durante as provas.


Janja Garnbret. Créditos: EPA/DIMITRIS TOSIDIS

Karaté


Esta arte marcial é original do Japão, sendo essa uma das razões para a escolha tomada pelo COI. A competição teve duas modalidades, Kumitê e Kata, ambas para atletas masculinos e femininos. Ao todo participaram 80 atletas, 60 em Kumitê e 20 em Kata. As provas decorrem entre 5 e 7 de agosto.


Kumitê tem direito a 6 eventos, 3 classes de peso para cada género, e os combates entre atletas duram 3 minutos. Por outro lado, Kata tem apenas dois eventos (feminino e masculino). A grande diferença entre modalidades prende-se no facto de, em Kata, não existir combate, mas sim demonstração de movimentos ofensivos e defensivos.


Créditos: Divulgação/WKF






bottom of page