top of page

A língua portuguesa nos quatro continentes

  • Foto do escritor: Thaís Magalhães Manhães
    Thaís Magalhães Manhães
  • 25 de nov. de 2021
  • 2 min de leitura

Atualizado: 6 de dez. de 2021

O coletivo Juventude Unida dos Países de Língua Portuguesa que surgiu em 2020, abre espaço para discussões transversais a nativos de diferentes países de expressão portuguesa



O idealizador Ricardo Soares(23), brasileiro e estudante de jornalismo, percebeu que apesar de a comunidade lusófona ser muito grande, o conhecimento sobre a cultura uns dos outros é baixo. Em uma entrevista para o canal no YouTube “Voa Português”, Soares disse: “essa ideia de levar informação, levar conhecimento, é uma ideia que temos muito firme.” O coletivo nasce da vontade de conhecer o outro que apesar de enxergar o mundo através da mesma língua, está em outro contexto cultural.


Com cerca de 280 milhões de falantes, a língua portuguesa é o 5º idioma mais falado no mundo e está disperso por quatro continentes. Na Europa é expressa em Portugal, pátria mãe do idioma. Na América Latina, é falada no Brasil. Em África, na Angola, Moçambique, Cabo-Verde, Guiné-Bissau, Guiné Equatorial e São Tome e Príncipe, se fala português. Na Ásia, Timor-Leste e Macau encerram a lista.


Ao brasileiro uniu-se a portuguesa Beatriz Varela, o moçambicano Bruno Mourinho e o português Diego Garcia, conheceram-se através do Instagram. Com a criação do coletivo durante o contexto pandêmico, as reuniões desde então acontecem periodicamente de forma remota. Em entrevista para o mesmo canal Ricardo completou: “A gente tem o privilégio de ter a rede social a nosso favor, e também usar a língua portuguesa para conversar com pessoas de outros países.”


A ideia principal do grupo é unificar. A promoção de assuntos transversais a cultura, política e cotidiano sobre os seus países, visa somar a facilidade do ambiente virtual com a língua em comum, tendo como resultado a troca cultural e a circulação da informação entre os jovens da comunidade lusófona.


O grupo está presente no Instagram (@ju.plp) e tem publicações periódicas sobre diferentes temáticas. O coletivo se mostra aberto a acolher falantes de língua portuguesa dos diferentes países, que queiram contribuir para o coletivo.


Texto escrito conforme o novo acordo ortográfico.

Variante linguística brasileira utilizada.


Comments


bottom of page