top of page
  • Thaís Magalhães Manhães

Depois dos caralhos de Caldas da Rainha, a Pirocaria no Porto promove gozo entre os clientes

Atualizado: 20 de jan. de 2022

Negócio de um carioca e uma santista, tem conquistado público numa das principais ruas do Porto

 

Onde tudo começou

Amigos que se conheceram durante a licenciatura em gastronomia na Universidade de Coimbra, Guilherme Medeiros e Isabela Gomes, abriram em outubro deste ano a “Pirocaria”: uma loja que vende waffles no formato fálico.


Entre os dois, a paixão por viajar é um ponto em comum. Durante uma viagem a Madrid, conheceram a marca “La Pollería”, famosa no bairro de Chueca, e acharam a ideia transada. Com os conhecimentos gastronômicos que têm, resolveram trazer a ideia para Portugal.


Com a ideia já fundamentada o próximo passo era encontrar um lugar.


Encontrar um lugar

Fotos: Thaís Magalhães Manhães


Isabela contou que os dois tiveram alguma dificuldade em encontrar um senhorio ou senhoria que arrendassem para os dois venderem os “piroffles”. “Normalmente as pessoas que têm esses imóveis têm mais idade, são mais tradicionais, não aceitam muito uma novidade assim tão escrachada”.


Depois de muita procura, por fim encontraram um senhorio “piroffle friend”. O espaço fica na Rua de Cedofeita 77.


Com um visual despojado, a loja mistura tons de rosa, lilás e azul. Logo que se entra, podemos ver ao fundo da loja a bandeira LGBTQIA+. Ao lado da porta de entrada, um pequeno quadro de recados, dá espaço às mensagens dos clientes fãs do negócio.

A cozinha é visível ao público, no formato “fast food”: paga e recebe o pedido em seguida. Isabela, responsável pelo preparo, diz que a massa é caseira e feita diariamente.


O produto


Por cima dos “piroffles” acrescentam-se coberturas: chocolate negro, chocolate ao leite, chocolate branco, chocolate sabor morango ou doce de leite. Além da cobertura, o cliente pode escolher “toppings” para completar.


Para equilibrar os níveis de testosterona, pirulitos de chocolate em formato de vulva e bumbum, foram incorporados ao menu. Além disso, o cardápio conta com uma variedade de brigadeiros.


Resultados


A loja tem dado bons resultados, e, segundo Guilherme, os brasileiros têm aderido bastante ao empreendimento:

“A gente vê a força da comunidade brasileira, porque vem muito brasileiro aqui, o tempo inteiro. Eu que sei que tem muito brasileiro em Portugal, fico chocado porque realmente tem mais do que eu pensava, e de todo canto que você imaginar: vem gente do nordeste, do sul, do norte, do centro-oeste… acho que não tem um estado do Brasil que não passou pela nossa loja ainda.”


Tem para todos os gostos: doces e uma opção salgada. O “pau de queijo” é a nova aposta dos dois jovens empreendedores. A tradicional receita tão querida dos brasileiros, o pão de queijo, na Pirocaria tem outro formato e cobertura de queijo cheddar. Além disso, os “piroffles” são grandes: 17 centímetros é o tamanho.


Os clientes portugueses também marcam presença na loja e para muitos deles, o formato não imprime tanta novidade.“Tem um doce, de Caldas da Rainha, que tem esse mesmo formato, e eles dizem:

-“Ah, isso me lembra de quando eu comia esse doce quando eu era mais novo…” contou Guilherme.


Vandalização da fachada

Apesar de uma reação, na sua grande maioria positiva, um caso de vandalização da fachada incomodou logo no primeiro mês. Ao chegar para abrir a loja, os dois se depararam com a falta do letreiro e alguns adesivos da palavra “Pirocaria”, que estavam colados na porta de entrada, arrancados. Com o auxílio das câmeras de segurança, imagens do sujeito foram capturadas. O ocorrido foi denunciado para a polícia.


Boas-vindas

Clarice, vizinha veterana e agora cliente da Pirocaria, apoia o negócio e diz que “o nome pode chocar algumas pessoas mais conservadoras, no entanto, penso que nós temos que nos adaptar a essas novas ideias e ajudá-las a avançar no trabalho. São muito bem-vindos ao bairro, se calhar não por todos, mas estamos aqui para tentar mudar as mentalidades das pessoas.”


Alessandra Kauer, visitou a loja pela primeira vez. Brasileira que vive no Porto há dois anos foi atraída pela irreverência do negócio “Eu adoro essas coisas que têm imagens fálicas, é uma coisa engraçada, e eu adorei. Eu acho que mexe com o nosso bom humor, que a gente tá sempre tão estressado pelo dia a dia que comer uma coisa tão gostosa e que nos faz rir é muito bom.”


A loja abre terça, quarta e quinta entre 16h e 20h. Sexta e sábado entre 14h e 21h e domingo de 14h às 20h.

Texto escrito conforme o novo acordo ortográfico.

Variedade linguística brasileira utilizada.








bottom of page